Por Anna Karolliny Sousa Aguiar (Integrante do Projeto Kiriku/AFROLIQ)
A Equipe do Projeto Kiriku/AFROLIQ, juntamente a comunidade acadêmica de servidores e estudantes da UFOPA, se reuniu nesta última sexta-feira, dia 28 de novembro de 2025, para celebrar o aniversário de 1 ano da Afroteca Curumim. A festa, pensada para o público a qual atende diariamente, teve como convidados especiais as crianças, que participaram ativamente na celebração. A programação – conduzida por Jordana Santos e Raíssa Araújo, bolsistas da afroteca – começou com falas de boas-vindas, e breve saudação dos parceiros, Prof. Luamin Sales Tapajós (PROGES), Profa. Wania Alexandrino (PROGES), Jefferson Acácio (Ministério da Igualdade Racial), Prof. Luiz Fernando de França (Projeto Kiriku/Afroliq) e Dayana Paixão (Implementadora da Afroteca Curumim), que destacaram a importância da tecnologia antirracista e espaço de apoio maternal e parental para a comunidade acadêmica durante esse ano de funcionamento. Também houve o depoimento e agradecimento de Deise Adams, docente da UFOPA, e de Emanuelly Adams, mãe e filha acolhidas na Afroteca diariamente.

Entre os destaques da programação estava o parabéns, cantado de forma alegre com todos os convidados, e a roda de capoeira, que foi um dos momentos mais vibrantes da celebração, reunindo o grupo de capoeira Angolarte e a participação das crianças em um círculo marcado por música, ginga e interação.

Para complementar as atrações, houve ainda uma animada sessão de contação de histórias pelo Grupo de Teatro Iuripari, da UFOPA, que prendeu a atenção de adultos e crianças com narrativas afro-brasileiras.

Encerrando o evento, houve a entrega de lembrancinhas, cuidadosamente preparadas, como forma de agradecimento pela presença e pelo carinho dos participantes.