Brasão ufopa
Afroteca logo

Resultado da Pesquisa

Afroteca Curumim recebe visita do “Programa Criança Feliz”

Na manhã do dia 30 de outubro de 2025, o Programa Criança Feliz, desenvolvido pelo CRAS Nova República, realizou uma visita à Afroteca Curumim com as famílias atendidas pelo projeto. Foram cerca de 30 pessoas entre mães, pais, crianças e assistentes sociais. Assim, a equipe da Afroteca Curumim realizou uma atividade com o
objetivo de proporcionar uma vivência afetiva e significativa para os pais e crianças em um espaço que valoriza a cultura afro-brasileira por meio do acolhimento e do fortalecimento de vínculos.

Foram acolhidas famílias dos bairros Maracanã e Nova República. A atividade iniciou com a apresentação do espaço da Afroteca Curumim, destacando sua funcionalidade, a forma como surgiu e sua vinculação ao grupo de pesquisa AFROLIQ. Em seguida, utilizamos o livro infantil “As coisas simples da vida” da autora Eliane Marcelima, que aborda o tema do afeto, como ponto de partida para uma conversa leve e reflexiva com o público presente. Após o momento de diálogo, o espaço foi aberto para que pais, mães e crianças pudessem explorar, brincar e vivenciar a Afroteca de maneira Livre e espontânea, fortalecendo os vínculos familiares e comunitários.

Assim a Afroteca Curumim cumpre o papel de educar numa perspectiva antirracista, promovendo o reconhecimento e a valorização das identidades negras desde a infância. Por meio da literatura, do lazer e do convívio coletivo, o espaço contribui para a construção de uma educação que respeita as diferenças, combate o racismo e reafirma a importância da cultura afro-brasileira na formação das crianças, das famílias e da comunidade em geral.

WhatsApp
Facebook
Telegram
LinkedIn

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:

LEIA MAIS:

COMENTÁRIOS:

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x