Por Larissa Santos Wanzilé de Sousa (Projeto Kiriku/AFROLIQ)
No dia 11 de novembro, na Afroteca Abayomi, da Escola Municipal Peafú, no município de Monte Alegre, ocorreu a primeira formação continuada voltada para o uso do acervo da Afroteca nas atividades cotidianas na escola. O encontro abordou desde conceitos essenciais sobre racismo, discriminação, estereótipos e preconceito, até uma leitura mais aprofundada dos materiais da Afroteca, compreendendo sua intencionalidade pedagógica antirracista e afrocentrada. Para além disso, mais do que tratar de temática negra, a formação permite enxergar a Afroteca como parte do currículo escolar, ampliando repertórios e promovendo práticas educativas significativas na Educação Escolar Quilombola.
Participaram da formação o Coordenador do Projeto Kiriku, Prof. Dr. Luiz Fernando de França, a Implementadora da Afroteca Larissa Santos Wanzilé de Sousa, as bolsistas da escola Prof.ª Marly Vicente e Antonia Naiane Alvarenga (Apoio Geral da Instituição), além da acadêmica de Pedagogia da Ufopa Rayclicia Marinho, que acompanharam as atividades e reflexões propostas ao longo do encontro.

Foto: Projeto Kiriku
É válido ressaltar que, a formação continuada integra o método de implementação das Afrotecas e constitui uma das etapas essenciais na metodologia adotada pelo projeto. Dessa maneira, novos encontros ainda serão realizados em 2026, garantindo continuidade às ações e aprofundando o uso qualificado do acervo, para que a Afroteca siga fortalecendo o trabalho pedagógico desenvolvido na escola

Foto: Projeto Kiriku

Foto: Projeto Kiriku