Por Iannasha Borges (professora e integrante do AFROLIQ)
A Afroteca Kiriku, espaço educativo antirracista, da Escola Vitalina Motta, zona rural do município de Belterra, recebeu a visita de estudantes da Escola Francisco Artur Calazans, do município vizinho, Mojuí dos Campos. Essa foi a primeira visita intermunicipal ao espaço, representando um importante passo na ampliação do diálogo entre escolas da região e na valorização das práticas educativas voltadas à diversidade cultural e racial.
Durante o encontro, os 21 alunos do 6º ano, participaram de momentos de leitura, jogos e roda de conversa sobre a importância da educação antirracista. As atividades foram planejadas para promover o respeito, o reconhecimento e a valorização das identidades negras, estimulando a empatia e o pensamento crítico nessa etapa da formação escolar.

Foto: equipe Afroteca Kiriku
A experiência proporcionou trocas significativas entre os alunos e educadores dos dois municípios, fortalecendo o compromisso com uma educação pública inclusiva e transformadora. A visita marcou o início de uma parceria que pretende inspirar novas ações com outras turmas, e encontros voltados à construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
